Olá! Seja benvinda (o) ao Rio Tua!

Este blog foi criado para partilhar saberes, opiniões, imagens, filmes sobre o rio, as populações e a linha de comboio. Numa época em que parece inevitável o desaparecimento de uma parte importante do vale do Tua, devido à projectada construção de uma barragem hidroeléctrica, pretendo com este blog promover a discussão sobre o destino do rio. Convido a participar quem acredite que a discussão e a partilha de ideias podem contribuir para uma democracia feita por todos! Reservando-me o direito de seleccionar os conteúdos a editar no blog, quero salientar que os critérios de publicação não se relacionam com as opiniões expressas (desde que identificados os autores), mas com a sua relevância para a discussão e com o respeito pelos leitores.
Envie as suas mensagens para riotuatom@gmail.com. Até já! Ana Barbeiro



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O Tua no youtube

Olá!

Tem sido uma surpresa agradável encontrar tantas viagens no Rio Tua partilhadas na web: fotos musicadas, bocadinhos de filmes, reportagens e até uma viagem virtual a sobrevoar todo o vale, criada a partir do Google Earth. Estes trabalhos denotam dedicação, por vezes paixão, e muitas horas passadas a fazer montagem vídeo, para além mostrarem visões pessoais dos viajantes do Tua. Deixam um sentimento de nostalgia a quem já andou por aquelas paragens e poderão despertar curiosidade e vontade de viajar a quem nunca visitou o rio e a linha de comboio.

Como tenho uma faceta cinéfila e um olho exigente, não posso deixar de tecer alguns comentários mais críticos, no intuito de "ajudar" a construir os filmes que hão-de vir. Um aspecto que me "salta ao ouvido" em quase todos os filmes sobre o Tua que tenho visitado no Youtube é a sonorização (ou a sua ausência!). Escolher uma música de fundo é uma forma de "acompanhar" imagens... mas fazer um filme implica que som e imagem se entrelacem e criem um todo! Senti a falta dos ruídos da estação, do som do pouca-terra, da água a correr, do vento nas árvores, das conversas das pessoas!

Outro aspecto que pode tornar os filmes mais envolventes é a criação de um argumento que dê sentido ao desfilar da paisagem. Pode querer-se dar uma ideia "realista" do rio, manifestar uma tomada de posição, ou construir uma ficção a partir das imagens captadas. Pode partir-se de um conjunto disperso de fotografias, filmes e sons recolhidos ao longo dos anos, ou fazer uma saída de campo específica para um determinado filme; mas é importante saber que "história" se quer contar e pensar como contá-la num formato audiovisual. E aqui surge ainda outro aspecto crítico: o ritmo da montagem/edição do vídeo. O tempo de uma curta-metragem é curto, mas pode ser subjectivamente alargado ou resumido; pode despertar sensações de vertigem e aventura ou de aborrecimento... consoante o modo como são "coladas" as sucessões de imagens e de sons.

Espero que não me achem demasiado severa, principalmente porque ainda não apareceu no blog qualquer filme da minha autoria... porque não o fiz! Enfatizo novamente o valor e interesse da recolha e divulgação das paisagens e vivências sobre o Rio Tua. Bons filmes!
Ana B.

Sem comentários: