Olá!
Já me disseram que escrevo, escrevo, escrevo... É verdade que algumas das mensagens parecem muito compridas (mas será da formatação do blog!). As duas mensagens que publiquei sobre o Cachão têm muitas informações... pareceu-me que valia a pena divulgar estes textos, e ainda virá um terceiro!
Entretanto, a propósito da "história" do Cachão, ficam alguns pensamentos:
- Sobre a importância de um rio para a criação de uma comunidade, de indústria e de emprego;
- Sobre o que uma indústria pode fazer a um rio;
- Sobre a importância de uma via férrea para o nascimento e crescimento de uma comunidade e de uma indústria;
- Sobre a importância de modernizar as vias de acesso a uma comunidade para que ela não desapareça!
Lembro-me de que quando o CAICA estava moribundo se espalhou um boato entre os trabalhadores, cuja imaginação talvez tenha sido movida pelo desespero: a construção de um aeroporto poderia salvar as fábricas! Pois, mas esta "margem" nordeste do país poderia também ser apelidada de "deserto"... O mesmo se aplicaria quanto à ideia peregrina de fazer passar um TGV por esta ponta do país, que é a que está mais perto do resto da Europa... e mais longe!
Só mais uma provocação: devemos construir infra-estruturas em sítios que não são desertos, ou poderemos decidir, em harmonia com as condições naturais de um local, se ele se transformará num deserto ou nele crescerá uma comunidade?
Vou continuar a matutar...
Ana B
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
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1 comentário:
Muito interessante este teu pensamento!
Lembremos da origem do CAICA, eu não era nascido, nem em criança pensei alguma vez conhecer tal complexo, até em 88 o meu pai ir para lá trabalhar.
Quando nasceu, foi com um objectivo bastante concreto de ajudar a desenvolver a comunidade e a região. Porquê no Cachão e não noutra aldeia ou vila trasmontana, isso não sei. Na altura muito deve ter ajudado aquela gente e a região.
E como tudo teve o seu tempo, a sua altura, a sua vida... Encerrou, penso que de maneira justa para quem lá trabalhou.O projecto que foi lançado a seguir, AIN, também foi com a intenção do desenvolvimento e ajuda à fixação dos trasmontanos em trás os montes. Não sei até que ponto foi sucedido a 100%, mas acho que tem um balanço muito positivo.
Quanto aos aspectos negativos que pode trazer, logicamente serão muitos. Então se pensarmos na década em que foi construído, em que ninguém se preocupava com o ambiente...
Ficam alguns pensamentos... Já alguem pensou em utilizar o bairro ou parte do bairro para turismo? Ou mesmo uma parte do complexo que esteja desactivada? Trás os montes tem tanto para mostrar aos portugueses....
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