Olá! Seja benvinda (o) ao Rio Tua!

Este blog foi criado para partilhar saberes, opiniões, imagens, filmes sobre o rio, as populações e a linha de comboio. Numa época em que parece inevitável o desaparecimento de uma parte importante do vale do Tua, devido à projectada construção de uma barragem hidroeléctrica, pretendo com este blog promover a discussão sobre o destino do rio. Convido a participar quem acredite que a discussão e a partilha de ideias podem contribuir para uma democracia feita por todos! Reservando-me o direito de seleccionar os conteúdos a editar no blog, quero salientar que os critérios de publicação não se relacionam com as opiniões expressas (desde que identificados os autores), mas com a sua relevância para a discussão e com o respeito pelos leitores.
Envie as suas mensagens para riotuatom@gmail.com. Até já! Ana Barbeiro



segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Continuando a falar da barragem...

O assunto da barragem do Tua continua a dar (um pouco) que falar! Mas hoje de manhã teve direito a aparecer na página inicial da TSF ( http://www.tsf.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF187701 ). No entanto, nas pesquisas que tenho realizado não encontrei qualquer classificação do vale do Tua e da linha de comboio como paisagem protegida, património da humanidade, ou região demarcada (porém, parece parte da margem direita está integrada na região demarcada do Douro - ver mapa em http://www.ivdp.pt/imagens/gerais/RDD-enquadramento.jpg ). Portanto, acho que os argumentos legais ligados à classificação do território serão fracos. O que não significa, a meu ver, que o vale não devesse ser protegido!... Só que tem sido excluído dos mapas de valorização da região transmontana!

Faltam muitos esclarecimentos sobre a barragem, o seu impacto e os projectos futuros para o Tua, no caso de ser construída! Resta-nos procurar estes esclarecimentos, solicitá-los e divulgá-los, para que possamos tomar posições informadas!

Lanço também um desafio aos leitores: procurar mapas de paisagens protegidas, parques naturais, patrimónios nacionais, internacionais... etc., que incluam o vale ou parte dele e enviá-los para o blog!

Ana B

Sem comentários: