Olá! Seja benvinda (o) ao Rio Tua!

Este blog foi criado para partilhar saberes, opiniões, imagens, filmes sobre o rio, as populações e a linha de comboio. Numa época em que parece inevitável o desaparecimento de uma parte importante do vale do Tua, devido à projectada construção de uma barragem hidroeléctrica, pretendo com este blog promover a discussão sobre o destino do rio. Convido a participar quem acredite que a discussão e a partilha de ideias podem contribuir para uma democracia feita por todos! Reservando-me o direito de seleccionar os conteúdos a editar no blog, quero salientar que os critérios de publicação não se relacionam com as opiniões expressas (desde que identificados os autores), mas com a sua relevância para a discussão e com o respeito pelos leitores.
Envie as suas mensagens para riotuatom@gmail.com. Até já! Ana Barbeiro



sábado, 16 de fevereiro de 2008

Actualização da informação sobre a barragem

Parece que já deu entrada na Unesco a queixa do partido "Os Verdes", sobre o impacto que a construção da barragem do Tua pode ter na zona do Douro classificada como património mundial. Se a Unesco der razão a esta queixa, a consequência possível é a retirada da classificação do Douro como património mundial, no caso de a barragem ser construída. O argumento principal prende-se com o facto de a construção da barragem, apesar de não afectar directamente a zona classificada, vir a ter um grande impacto nesta. A ideia não é promover a "desclassificação", mas evitar a construção do paredão de 100m de altura, que implica a inundação de todo o vale e o "afogamento" de terrenos agrícolas, construídos em patamares, da linha de comboio, de vegetação rara, de estâncias termais desactivadas...

Ao mesmo tempo, já foi lançado o concurso público para adjudicação da obra da barragem...

... e ainda... é retomada pelo presidente da Câmara de Mirandela uma ideia que envolve a reactivação da linha do Tua até Bragança (encerrada em 1992) e a construção de um troço que a ligue a Espanha.

Estas e outras notícias podem ser encontradas no site do Movimento Cívico pela Linha do Tua (link na coluna direita).

Os dados estão lançados... não fiquemos fora do jogo! É importante a tomada de posições informadas! Trás-os-Montes é de todos, incluindo os transmontanos!
Ana B.

Sem comentários: