Olá! Seja benvinda (o) ao Rio Tua!

Este blog foi criado para partilhar saberes, opiniões, imagens, filmes sobre o rio, as populações e a linha de comboio. Numa época em que parece inevitável o desaparecimento de uma parte importante do vale do Tua, devido à projectada construção de uma barragem hidroeléctrica, pretendo com este blog promover a discussão sobre o destino do rio. Convido a participar quem acredite que a discussão e a partilha de ideias podem contribuir para uma democracia feita por todos! Reservando-me o direito de seleccionar os conteúdos a editar no blog, quero salientar que os critérios de publicação não se relacionam com as opiniões expressas (desde que identificados os autores), mas com a sua relevância para a discussão e com o respeito pelos leitores.
Envie as suas mensagens para riotuatom@gmail.com. Até já! Ana Barbeiro



quinta-feira, 27 de março de 2008

Actualizações

Espero que as festas primaveris e pascais estejam a ser boas para todos os rio-tuenses! Faço um resumo das últimas notícias que apanhei na rede:

- relativamente ao concurso da barragem, parece que a EDP foi o único concorrente, e apesar de as informações para a cota prevista serem ainda vagas, tudo aponta para que o vale fique com muita água.


- os prazos para a próxima ameaça de encerramento da linha do Tua foram adiados.


- As associações estão a mobilizar-se. A COAGRET e mais 11 organizações portuguesas e o European Environmental Bureau (EEB) enviaram uma carta ao Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, em antecipação ao Dia Mundial da Água (22 de Março de 2008). O Movimento Cívico pela Linha do Tua lançou uma petição online. Quem quiser ler a carta e a petição encontra-os nos links para os sites do costume.


Tenho sentido a falta de ouvir e publicar opiniões favoráveis à construção da barragem. Desculpem-me os amigos que tão energicamente se têm dedicado às lides contra o muro... mas se não se puderem pesar na praça pública, ou na intimidade dos nossos écrans, os diferentes argumentos e propostas para o destino do rio, como poderemos formar uma opinião?! Desafio, pois, os "defensores" da construção da barragem de foz-tua (sejam hesitantes, moderados ou convictos), a divulgar no espaço deste blog os seus pontos de vista. Eles serão benvindos, dentro do espírito de diálogo e de democracia participativa em que quero trabalhar.

Até breve
Ana B.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá

Depois da noticia que acabei de receber acerca de um novo descarrilamento na linha do tua, provocando 3 feridos, deixou-me com uma certeza: Não volto a por os pés no comboio.

Sim à construção da barragem!

Nuno

mch disse...

Este anónimo é um triste...
Porque não lhe explica que o desabamento de terras que atingiua dresine se deu no local onde a EDo fez tiros de dinamite para sondagen do terreno sete meses antes ?

Que tristeza...!