Olá! Seja benvinda (o) ao Rio Tua!

Este blog foi criado para partilhar saberes, opiniões, imagens, filmes sobre o rio, as populações e a linha de comboio. Numa época em que parece inevitável o desaparecimento de uma parte importante do vale do Tua, devido à projectada construção de uma barragem hidroeléctrica, pretendo com este blog promover a discussão sobre o destino do rio. Convido a participar quem acredite que a discussão e a partilha de ideias podem contribuir para uma democracia feita por todos! Reservando-me o direito de seleccionar os conteúdos a editar no blog, quero salientar que os critérios de publicação não se relacionam com as opiniões expressas (desde que identificados os autores), mas com a sua relevância para a discussão e com o respeito pelos leitores.
Envie as suas mensagens para riotuatom@gmail.com. Até já! Ana Barbeiro



segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Acidentes...

Este blog não foi pensado para ser uma "força de reacção rápida"... por isso peço desculpa, e por só agora escrever algumas palavras sobre o grave descarrilamento na Linha do Tua que aconteceu na semana passada.



Lamento a morte e os feridos que resultaram deste acidente. Penso que é importante que os viajantes e os familiares dos que estavam na carruagem que descarrilou, bem como os passageiros habituais da Linha do Tua, tenham explicações transparentes e cabais sobre este e outros acidentes que ocorreram recentemente. Estas explicações são também essenciais para os cidadãos portugueses... e sou de opinião que se estas não são divulgadas, devemos procurá-las activamente e exigi-las aos responsáveis. A cidadania participativa passa por isto.



Os participantes reais da rede virtual do Tua reagiram imediatamente, como tem sido noticiado. Mas nem sempre a comunicação social consegue ser exacta nas informações veiculadas. O site do Movimento Cívico pela Linha do Tua tem informações actualizadas http://www.linhadotua.net/3w/index.php ... é ir consultando!

Saliento, ainda, o "quase" espantoso movimento de cidadãos em volta do destino do Rio e da Linha do Tua. Os transmontanos e os que gostam de Trás-os-Montes existem e estão activos! e se nem todos podemos estar presentes nas ocasiões críticas, é pelo menos importante apoiar os que estão! A eles, um agradecimento desta cidadã transmontana!

Até breve
Ana B.

Sem comentários: